Reuters – O príncipe Charles agradeceu neste domingo à sua mãe, a rainha Elizabeth, por deixar público o desejo de que sua esposa Camilla se torne rainha consorte assim que ele se tornar rei, dia do aniversário de 70 anos de reinado da monarca.
O pedido – uma bênção que deve eliminar a necessidade de discussão futura sobre títulos reais – é um contraste em relação a tempos passados, quando Camilla foi difamada pela imprensa britânica por ser pivô do fim do casamento de Charles com sua primeira esposa, a falecida princesa Diana.
A rainha de 95 anos disse ser seu “desejo sincero” que, quando chegar o dia, Camilla seja reconhecida rainha consorte.
Charles deu sua resposta neste domingo, ao comandar as homenagens de líderes mundiais e religiosos à monarca, que agora ultrapassa uma marca nunca alcançada por nenhum de seus antecessores em quase 1000 anos de uma linha que remonta ao rei normando Guilherme I e à conquista da Inglaterra, em 1066.
“Estamos profundamente conscientes da honra representada pelo desejo de minha mãe”, disse Charles em comunicado.
“Enquanto buscamos juntos servir e apoiar sua majestade e as pessoas das nossas comunidades, minha querida esposa tem sido meu apoio constante”.
O casal de amantes de longa data oficializou matrimônio em 2005, permitindo que Camilla assumisse gradualmente um papel mais proeminente. Com o título atual de duquesa da Cornualha, Camilla é um membro popular da família real e aparece regularmente em funções oficiais ao lado da rainha, de Charles e de seu filho William e sua esposa Kate.
A Princesa Diana, mãe dos príncipes William e Harry, morreu em um acidente de carro em Paris em 1997.
Relacionadas
Diabetes: OMS pede ‘ação urgente’ após número de pacientes quadruplicar nos últimos 30 anos
Crianças são atacadas por pitbulls em parquinho; veja vídeo!
Suspeita de explosivo paralisa o Aeroporto de Goiânia