Escovar os dentes, de preferência seguido do uso do fio dental, é um hábito indispensável para uma boa saúde bucal. Mas cientistas explicam que a prática consegue evitar o amarelamento dos dentes apenas até um certo ponto, e que muitos procedimentos atuais para clareá-los podem danificar o esmalte e levar ao desenvolvimento de cáries. Agora, pesquisadores da Universidade de Nanchang, na China, anunciaram ter criado um novo tratamento de hidrogel capaz de quebrar até 94% das bactérias formadoras de cáries e deixar os dentes mais brancos ao mesmo tempo.
A novidade foi publicada na revista científica da Sociedade Americana de Química Applied Materials & Interfaces. Os responsáveis explicam que hoje os tratamentos para embranquecer os dentes utilizam géis com peróxido de hidrogênio e luz azul, que juntos causam uma reação química capaz de remover as manchas. Porém, o processo gera substâncias que podem quebrar o esmalte do dente – parte que protege a região contra agentes externos.
Por isso, os pesquisadores desenvolveram um novo modelo que envolvia nanopartículas de dióxido de titânio modificadas para um tratamento menos danoso aos dentes. Embora bem sucedido, o método ainda exigia luz azul de alta intensidade, o que pode levar a riscos para a pele e os olhos próximos. Por isso, a equipe passou a direcionar os esforços para um material que fosse ativado pela luz verde – uma alternativa mais segura à azul – que também fosse capaz de clarear os dentes e prevenir a formação de cáries.
Relacionadas
TikTok é processado por ‘promoção ao suicídio’ de adolescentes
Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia
Morre Quincy Jones, produtor dos maiores sucessos de Michael Jackson