A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é a nova integrante do Conselho Deliberativo da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (ApexBrasil), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A nova composição do Conselho da entidade foi determinada pelo Decreto Presidencial nº 11.571, de 19 de junho de 2023, garantindo à CNC uma cadeira de representante titular e uma de suplente.
Caberá a Marcelo Baiocchi Carneiro, presidente da Fecomércio-GO, a titularidade no Conselho Deliberativo da ApexBrasil, representando a CNC; sendo Sérgio Henrique de Sousa, gestor de Representações da entidade, o suplente. Tal oportunidade confere visibilidade ao papel da Confederação de potencializar e fortalecer institucionalmente a atuação do setor terciário, segmento fundamental para a economia brasileira e responsável por 73% do PIB, também no âmbito do comércio exterior.
Além da CNC, atualmente, o colegiado é formado pelas seguintes entidades públicas e privadas: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, na presidência; Casa Civil da Presidência da República; Ministério da Agricultura e Pecuária; Ministério da Fazenda; Ministério do Planejamento e Orçamento; Ministério das Relações Exteriores; Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB); Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Confederação Nacional da Indústria (CNI), e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Cabem ao Conselho Deliberativo da ApexBrasil funções como a aprovação do estatuto social e da política de atuação institucional do órgão, planos de trabalho anual, relatórios, orçamentos, entre outras ações. A ApexBrasil é responsável por promover os produtos brasileiros no exterior, atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira e apoiar a internacionalização de empresas brasileiras.
“Fizemos uma gestão junto com o presidente da CNC, José Roberto Tadros, para que tivéssemos uma atuação mais próxima na Apex. A indicação do nosso nome é resultado do trabalho que estamos fazendo na área de Comércio Exterior em Goiás, por meio da nossa Fecomex, que tem como foco apoiar os empresários goianos na atração de novos negócios e investimentos, oportunizando parcerias e intercâmbios internacionais”, destacou Marcelo Baiocchi.
Relacionadas
Homem tenta sequestrar criança das mãos de babá; veja vídeo!
[VÍDEO] Vulcão entra em erupção na Islândia
MP junto ao TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF