Para muitas pessoas, é algo surpreendente saber que não apenas um, mas vários brasileiros já chegaram ao cockpit do maior avião de transporte de passageiros do mundo, o Airbus A380, um modelo que possui um número limitado de unidades em operação.
Com exceção da árabe Emirates, todas as empresas que o usam ou já o usaram compraram algumas poucas unidades, portanto, a grande empregadora de pilotos para voar o gigante avião de dois andares é mesmo a companhia baseada em Dubai.
E como o Brasil é reconhecidamente um celeiro de bons profissionais para a aviação comercial, vários deles chegaram à Emirates e, especialmente, ao icônico A380. E isso inclui até mesmo mulheres, apesar da reduzida proporção delas em relação ao total de pilotos existentes.
Além dos pilotos Pablo Tess Leite, Glauco Luciano e Tiago Cardoso, já tínhamos visto aqui no AEROIN também a Aline Borguetti, entre outros profissionais que talvez já tenham chegado ao cockpit do superjumbo mas que não tomamos conhecimento. E hoje, trazemos a você leitor a sugestão de assistir à entrevista com mais uma brasileira que chegou lá.
Conforme você verá no vídeo abaixo nesta matéria, Karina Lutkus trabalhou como piloto da TAM/LATAM durante quase 15 anos, desde a função de primeiro-oficial (também chamado co-piloto) de Fokker 100 e Airbus A320 e A330 até comandante de A320, quando então conquistou seu posto de primeiro-oficial do Airbus A380 na Emirates a partir de abril de 2019.
E é sobre toda essa sua notável jornada na aviação brasileira e árabe que Karina fala na entrevista a seguir ao comandante Fernando Pamplona, no quadro “Papo com Pamplona” do canal “Teaching for Free”, que estreou ao vivo neste sábado, 19 de fevereiro, às 20h00.
Fonte: Aeroin
Relacionadas
Ladrão é preso de toalha após ser encontrado tomando banho durante invasão de casa em Goiás
Avião de 40 toneladas com chifres de rena foi puxado na força do braço por grupos de pessoas no aeroporto
Tom Cruise é agraciado com medalha da Marinha Americana pelo papel em Top Gun