Oito mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Abadia de Goiás, contra suspeitos de fraude em um contrato realizado neste ano com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia no valor de aproximadamente 18 milhões de reais.
A investigação conduzida pela Polícia Civil de Goiás (PC), por meio do Grupo de Repressão a Roubos da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC/GARRA) apura possíveis irregularidades em um contrato firmado em 2024 entre a prefeitura de Aparecida de Goiânia, via Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e uma empresa sediada em Goiânia. O valor do contrato, estimado em R$ 18 milhões, envolvia a venda de produtos destinados ao controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya
Na época, não foi exigido o processo licitatório por conta da exclusividade na fabricação e comercialização do Aedes do Bem™ PRO.
A Caixa do Bem, desenvolvida pela multinacional de biotecnologia Oxitec, fundada na Universidade de Oxford, na Inglaterra e presente no Brasil desde 2011, está em comercialização desde 2021. A solução foi aprovada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) em 2020, após 3 anos de projeto-piloto no município de Indaiatuba, em São Paulo.
Durante quatro meses, as caixas desempenham um papel ativo na redução da população de mosquitos transmissores, contribuindo significativamente para a proteção da saúde pública em todo o município. A bióloga Luciana Medeiros, representante da Oxitec, explicou como funciona o processo. “Assim que os machos atingem a fase adulta, em cerca de 10 a 14 dias, voam das caixas para o ambiente urbano, procurando ativamente e acasalando com as fêmeas do Aedes aegypti. Ao serem ativados com água limpa, os ovos eclodem e os mosquitos machos se desenvolvem no interior da Caixa do Bem”, explicou.
Relacionadas
“Mais liberdade ao crime organizado”, diz Caiado sobre decreto de Lula que regula uso da força policial
Crocodilo gigante de ‘Crocodilo Dundee’ morre com mais de 90 anos
Capoeirista de 70 anos morre após cair de escada enquanto trocava a lâmpada em Goiás