Três pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan tiveram que buscar tratamento em um hospital após ficarem doentes em novembro de 2019, um mês antes do primeiro caso oficialmente confirmado de Covid-19, de acordo com informações de um relatório de inteligência dos Estados Unidos obtidas pelo Wall Street Journal.
No início do ano, a administração do ex-presidente Donald Trump havia revelado que alguns cientistas do laboratório tinham ficado doentes no período, “com sintomas consistentes com a Covid-19 ou gripe sazonal comum”, mas naquele momento não veio a público a informação de que eles precisaram buscar tratamento em um hospital.
A informação deve aumentar o debate sobre a origem da Covid-19, em um momento em que os líderes da Organização Mundial da Saúde devem se reunir para decidir a próxima fase da investigação.
Segundo o jornal americano, pessoas familiarizadas com o relatório expressaram opiniões diferentes sobre a força destas evidências. Uma delas disse que a inteligência veio de várias fontes confiáveis e que era muito precisa, mas não definia por que os cientistas ficaram doentes. Outra disse que a informação era potencialmente significativa, mas que precisa de mais investigação e corroboração adicional.
O governo dos Estados Unidos não comentou sobre o relatório da inteligência, mas uma porta-voz do Conselho de Segurança Nacional disse que as autoridades do país continuam “a ter sérias dúvidas sobre os primeiros dias da pandemia Covid-19, incluindo suas origens na República Popular da China”.
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo