A Polícia Civil de Goiás, por meio da Divisão de Proteção à Saúde do Servidor (DPSS), promoveu, na manhã desta terça-feira (28), palestras dentro do escopo Novembro Azul, mês de conscientização acerca da saúde do homem e, em especial, o câncer de próstata. A iniciativa visa quebrar tabus, disseminar informações cruciais e fomentar a importância da prevenção e detecção precoce dessa doença que afeta milhares de homens em todo o mundo.
Para abordar o tema, foram realizadas palestras com os servidores policiais civis acerca da doença. A primeira, o médico urologista Josafá Bastos Netos, preceptor da residência médica da Santa Casa/Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) e professor do curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, palestrou sobre o tema “Estilo de vida e prevenção: Como as escolhas diárias afetam a saúde dos homens”; A segunda, o médico Rafael Castro Mendanha Barros, residente em Psiquiatria pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás – HGG falou sobre “O que não te contaram sobre a saúde mental do homem”. O evento contou, ainda, com a presença do delegado-geral adjunto, Murilo Polati.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, do Governo Federal, o câncer de próstata é o mais comum entre os homens, correspondendo a 30% dos casos, sendo também a maior causa de morte (13,5% dos óbitos em homens, em 2021).
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo