A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) seleciona alunos interessados nas 300 vagas disponíveis para cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As aulas serão na modalidade presencial.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma on-line até o dia 16 de julho, no portal da Secti ou, presencialmente, na Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Aparecida de Goiânia. As vagas são oferecidas em parceria com a prefeitura de Aparecida.
Qualificação profissional
Os cursos são:
- Costureiro de Máquina Reta e Overloque (50 vagas);
- Assistente Administrativo (50 vagas);
- Microempreendedor Individual (100 vagas);
- Montador e Reparador de Computadores (50 vagas);
- Operador de Empilhadeira (50 vagas).
Apenas o curso de Microempreendedor Individual exige idade mínima de 18 anos e ser beneficiário de transferência de renda, com cartão do CadÚnico. Para os demais cursos, o único pré-requisito é ter no mínimo 16 anos e apresentar comprovação de escolaridade.
Seleção
O critério para seleção será por ordem de inscrição, em conformidade com os exigidos no edital, disponível no site da Secti. Após o preenchimento das vagas, os candidatos que não forem selecionados irão compor o cadastro reserva.
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 27 de julho, e as aulas terão início no dia 1º de agosto, na Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, localizada na Rua 12, Qd APM-16, Parque Santa Cecília, em Aparecida de Goiânia.
Parceria
A parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e prefeituras goianas é fundamental para que os cursos cheguem à população. O Estado garante a oferta os cursos, o custeio de professores e a divulgação, o parceiro oferece a infraestrutura, como salas de aula e limpeza.
O subsecretário de Formação de Talentos e Transformação Digital da Secti, Robert Bonifácio, explica porque Aparecida de Goiânia é a parceira da vez.
“Muitos dos cursos que ofertamos se encaixam perfeitamente com a dinâmica econômica de Aparecida e pelo contingente populacional, já que é a segunda maior cidade do estado de Goiás. Aparecida tem uma posição estratégica para as ofertas dos cursos Pronatec.”
Relacionadas
Relator muda regras na PEC do corte de gastos para supersalários
Após passar por exames, Lula é liberado e já está em Brasília
Mais de 130 cidades passaram pelo menos 9 meses em seca