Luiz Gama destaca a maturidade do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela.
Sim! Maguito Vilela é hoje, com certeza absoluta, um dos entes mais felizes no seio do Pai, e não apenas por estar em um lugar de luz. Mas, por de lá, ver que seu filho amado, Daniel Vilela se tornou um homem maduro, equilibrado, extremamente capacitado para dar continuidade à história linda que construiu na política brasileira, especialmente em terras goianas.
Maguito, o “Guerreiro”, apelido que os amigos íntimos lhe deram ainda na juventude, tinha lá seus defeitos, assim como todo ser humano. Todavia, Luiz Alberto Maguito Vilela deixou seu nome na história política goiana como um político repleto de qualidades, muitas delas tão raras na política praticada hoje em dia. Maguito sempe foi um político de realizações, especialmente na área social, porém sem deixar de lado as obras e os serviços tão necessários para garantir dignidade ao seu povo. E o melhor do Maguitão era o trato com todos. Apesar de décadas na vida publica o pai de Daniel Vilela conseguiu a fantástica realização de não deixar nenhum inimigo. Nenhum, mesmo! E os adversários? Eles foram sempe tratados com todo o respeito e com a dignidade que todo ser humano merece. A essência de Maguito nunca lhe permitiu a agressão, a covardia, o destrato ou falta de lealdade a qualquer adversário. Até mesmo quando era criticado, seja no palanque, nas tribunas ou na mídia, por mais duras que fossem essas críticas, nunca vi o Maguito perder as estribeiras. Pelo contrário! Em tais ocasiões, Maguito tinha um jeito, uma finesse especial para buscar no crítico um ouvido atento às suas posições, ou quando necessário, às suas explicações. Eu mesmo já recebi várias ligações de Maguito após criticá-lo. Com o respeito genuíno e peculiar dos melhores jataienses, nessas ocasiões lá vinha o “velho” e querido Maguito, muitas vezes estreitando o nosso relacionamento com uma ou duas frases relativas ao nosso convívio no meio esportivo, pronto para mostrar o seu lado no assunto. Era impossível não ouvir as argumentações cheias de lógica, de sobriedade e de um poder de convencimento invejável.
E o Daniel? O Daniel jamais será apenas o Daniel! O Daniel será sempre o Daniel Vilela, filho do Maguito Vilela, o ex-vereador, ex-deputado estadual, ex-deputado federal, ex-senador, ex-governador e ex-prefeito. Quem é Goiás que não gostaria de ter uma referência dessas? Mas, os dias de hoje são diferentes e muito difíceis. Praticamente não se faz mais política como aquela onde Maguito, Iris, Pedro Ludovico e Alfredo Nasser foram forjados. O que se vê na prática política atual é muito da tal lacração, da falta de respeito ao ser humano, ainda que adversário, e o vale tudo em busca do poder. Felizmente há ainda algumas exceções! E Daniel Vilela é uma delas!
O vice-governador de Goiás e presidente do MDB de Goiás é um jovem pronto, muito pronto para entrar definitivamente na história de Goiás com um dos “Titãs” da nossa política. Daniel cresceu! Cresceu como homem e como político. Sua maturidade é nítida em suas manifestações políticas, em suas articulações e nos resultados disso tudo. Daniel conquistou a confiança total no partido de maior presença em todos os 246 municípios goianos, como conquistou também a alma e o coração do atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Isso é tão verdade, que o próprio Caiado não esconde de ninguém que o sucesso de seu governo tem a participação destacada do vice-governador, que se apresenta tão discreto quanto necessário em dados momentos, como também se mostra muito bem articulado em Brasília por ocasião da necessidade de auxiliar os pleitos do governo de Goiás no alto do planalto, onde Daniel também se destacou ao presidir a CCJ da Câmara Federal enquanto deputado federal.
Fico extremamente feliz ao perceber que eu tinha muita razão quando usava os microfones no Rádio e na TV para pedir ao centroavante do Goiás Esporte Clube, Daniel Vilela para que estudasse. Disse isso várias vezes. “Vá estudar, Daniel! Como jogador de futebol você será sempre o filho de Maguito e nada mais!” E eu estava corretíssimo! Apesar do esforço, faltava um pouco de talento para o Danielzinho se destacar como camisa 9 do Verdão da Serra. E o Daniel estudou. E o Daniel estudou, se capacitou, cresceu. Cresceu e apareceu! Apareceu muito bem na fita. Hoje na vida e na política de Goiás o Daniel Vilela já é um grande craque. Tem muito a mostrar aos goianos o que aprendeu debaixo dos conselhos e dos exemplos de Maguito Vilela. O Daniel será eternamente o filho do Maguito Vilela. E quanto orgulho ele deve ter disso? É claro que é muito! Mas, o Daniel Vila está mais que pronto para ser além de filho do Maguito. E o será, com certeza!
Em 2026 teremos eleições para o Governo de Goiás. Minha alegria de ser goiano é ter plena convição que os meus conterrâneos não deixarão passar a oportunidade de consagrar nas urnas o filho de Maguito Vilela. Aliás, lá do alto e bem iluminado, Maguito deve estar ouvindo alguém como Iris Rezende lhe dizendo: “você está vendo como o Daniel Vilela está indo bem? Onde esse Daniel vai parar?” E é claro que cheio de orgulho santo o Maguitão responde: “estou vendo, sim! Estou vendo! Daniel vai longe, muito longe!”
Relacionadas
Ladrão é preso de toalha após ser encontrado tomando banho durante invasão de casa em Goiás
Avião de 40 toneladas com chifres de rena foi puxado na força do braço por grupos de pessoas no aeroporto
Tom Cruise é agraciado com medalha da Marinha Americana pelo papel em Top Gun