Daniel Vilela destaca preparo das forças de segurança

O governador em exercício, Daniel Vilela, participou nesta terça-feira (09/05) das comemorações ao Dia do Policial Civil, oportunidade em que foi apresentado um balanço das atividades realizadas pela corporação. O destaque vai para o número de operações empreendidas nos quatro primeiros meses de 2023, que aumentou em cerca de 25%.

“Todos os goianos se sentem extremamente seguros hoje em dia, em razão do trabalho competente e determinado das nossas forças de segurança”, afirmou Daniel.

Dia do Policial Civil

Atualmente, a Polícia Civil é composta por 3.061 policiais. Agentes que foram fundamentais na produtividade da corporação e que atuam para gerar maior sensação de segurança à população com o combate aos diversos tipos de crime. Nos primeiros quatro meses de 2023 houve um aumento de 24,22% no número de operações realizadas em relação ao mesmo período de 2022. Já os mandados de busca e apreensão cumpridos tiveram uma elevação de 35,05% no mesmo espaço de tempo.

Houve ainda expansão no número de prisões realizadas pela Polícia Civil neste ano em relação ao ano passado, um aumento de 8,29%. O mesmo movimento aconteceu na remessa de inquéritos. Os com autoria definida tiveram expansão de 7,92% entre janeiro e março de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado. Já a instauração de investigações policiais também apresentou elevação de 12,51%.

Daniel Vilela creditou o bom desempenho à união de forças que é praticada atualmente pelas corporações. “É de fato algo que a gente precisa reconhecer. Talvez seja essa a grande razão do nosso sucesso”, afirmou, exaltando também o protagonismo das instituições goianas em âmbito nacional.

“Houve por parte da República e do presidente um reconhecimento e um agradecimento às forças de segurança do Estado de Goiás em relação ao ato que ocorreu em 8 de janeiro, dizendo que a polícia de Goiás foi extremamente eficiente, fazendo com que garantisse a ordem naquele momento tão impactante e importante da vida nacional do nosso País”, afirmou Daniel Vilela.

Investimentos

Em contrapartida a esse aumento de produção, o governador em exercício pontuou os investimentos realizados por parte do Estado na corporação. Por exemplo, a realização de concurso com 450 vagas de agentes, 310 de escrivão, 44 para delegado e 60 de papiloscopistas. A corporação também ganhou novas especializadas, como a Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher (Deaem) e o Grupo de Proteção ao Torcedor (Geprot), que centraliza investigações envolvendo torcidas e torcedores.

“Estamos sendo referência a nível nacional na área da segurança pública, graças ao nosso governador Ronaldo Caiado e ao nosso governador em exercício Daniel Vilela e também ao secretário e todas as diretrizes que estão sendo colocadas aqui na segurança pública”, avaliou o diretor-geral da Polícia Civil, André Ganga.

O secretário de segurança pública, coronel Renato Brum, destacou que o índice de resolução de crimes, principalmente homicídios, no Estado de Goiás, principalmente na Polícia Civil, é um dos maiores do País.

“Se não me engano, é o segundo maior do País. Isso é muito bom”, pontuou. “Nesses últimos quatro anos, temos mostrado e dado exemplo a todo o País. As pessoas estão se acostumando a ter a segurança. Faço questão de repetir o trabalho que nós temos feito de forma árdua. Nada acontece por acaso, tudo é fruto de muito suor e trabalho”, finalizou.