A Força Aérea Real do Reino Unido (RAF – Royal Air Force) informa que teve a honra de exibir uma ampla gama de suas aeronaves para Sua Majestade o Rei Charles III, no King’s Birthday Flypast 2024 em celebração ao Seu Aniversário Oficial.
Foram 34 as aeronaves da RAF que sobrevoaram as multidões na The Mall e sobre o Palácio de Buckingham, assistidas por Suas Majestades o Rei e a Rainha, juntamente com outros membros da Família Real.
As aeronaves eram de oito diferentes estações da RAF, e 15 Esquadrões participaram, sendo que dois terços dos Esquadrões atuaram no Dia D há 80 anos.
Liderando e coordenando todo o sobrevoo, o Comandante da Missão para todas as aeronaves foi o piloto do caça Typhoon e Comandante do Esquadrão 29, Wing Commander Andy Shaw. A passagem das aeronaves marca o culminar de meses de planejamento que ele orquestrou e liderou, com uma equipe de outros aviadores muito experientes.
As aeronaves destacaram a ampla gama utilizada pela RAF para proteger os céus e o povo tanto no Reino Unido quanto no exterior. Isso incluiu helicópteros, treinamento, transporte aéreo, reabastecimento aéreo, marítimo, ISTAR e aeronaves de combate rápido a jato.
Na frente do sobrevoo estavam três helicópteros Chinook e o evento culminou em um espetáculo de vermelho, branco e azul dos pilotos da Equipe Acrobática da Força Aérea Real, os Red Arrows.
As aeronaves das Forças Armadas têm uma longa e orgulhosa história de participação nesta ocasião, com o primeiro Sobrevoo de Aniversário do Rei ocorrendo em 1913 e, mais recentemente, fazendo parte da Coroação de Suas Majestades em 2023 e do Jubileu de Platina de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II em 2022.
O Sobrevoo de Aniversário do Rei concluiu o Trooping the Colour, que ocorreu no Horse Guards Parade, uma cerimônia que remonta ao reinado do Rei Charles II, tornando-se um evento anual em 1760. Mais de 1.400 oficiais e soldados formam o desfile, juntamente com duzentos cavalos; mais de quatrocentos músicos de dez bandas e Corps of Drums marcham e tocam em uníssono.
Fonte: Aeroin
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo