O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) iniciou o calendário de vistoria do transporte escolar do primeiro semestre de 2023. O objetivo é prevenir acidentes a partir da checagem das condições de circulação e da documentação de veículos e condutores que realizam o transporte escolar para prefeituras. Em todo o estado, aproximadamente cinco mil ônibus, micro-ônibus, vans e kombis prestam esse serviço.
A vistoria é realizada em parceria com o Ministério Público Estadual (MP-GO) e com a Polícia Militar (PM). As prefeituras devem apresentar os veículos e a documentação dos condutores conforme calendário preestabelecido e divulgado no site do Detran, com prazo final em 29 de maio. O trabalho atende ao Código Brasileiro de Trânsito (artigos 136 a 139).
Os vistoriadores verificam, por exemplo, quantidade de cintos de segurança, que devem ser em número igual à lotação do veículo; validade do extintor; tacógrafo; setas; faróis; estado de conservação dos pneus e a presença de limitadores de abertura dos vidros, necessários para acionamento em caso de acidente. Os ônibus, micro-ônibus e kombis podem ter até 15 anos de circulação. Os demais veículos devem ter até 10 anos de uso.
Documentação
Para transportar estudantes, o motorista deve ser habilitado nas categorias D ou E, ter mais de 21 anos e ter feito curso específico de transportador de escolares. Os condutores devem ainda apresentar Certidão Negativa de Antecedentes Criminais e não podem ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos doze meses. Também é exigida a realização de exame toxicológico a cada 30 meses.
Responsabilidade
As prefeituras que não apresentarem os veículos ou que tiverem os mesmos reprovados podem agendar uma nova inspeção até 30 de junho. Nesse caso, a checagem será feita somente no pátio do Detran, em Goiânia. Os responsáveis pela frota devem encaminhar a lista de veículos a serem vistoriados pelo e-mail [email protected]. O não atendimento às regras pode levar à instauração de ação civil pública contra os municípios, por parte do MP.
Relacionadas
Milei vai suspender aposentadoria vitalícia de Cristina Kirchner
Astronauta da NASA mostra foto da Terra como nunca se viu
STF mantém condenação de Collor em caso que pode levá-lo à prisão