A Direção-Geral da Polícia Civil de Goiás inaugurou, na manhã desta terça-feira (21), a nova sede da 1ª Delegacia Regional de Polícia – 1ª DRP. Com um investimento de R$ 322 mil, as novas instalações são mais amplas e modernas, proporcionando melhores condições de trabalho para os policiais e um atendimento mais eficiente para a população.
A nova unidade, que fica na Alameda Doutor Sebastião Fleury, no Setor Marista, é responsável pela coordenação dos 26 Distritos Policiais com sede em Goiânia e conta com cinco Delegacias Especializadas e dois Grupos Especializados (Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito, Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais, Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso, Delegacia Especializada no Atendimento à Pessoa com Deficiência e o Grupo Especial de Investigações Criminais). Além destas unidades, a 1ª DRP também é a unidade responsável pela Central-Geral de Flagrantes e Pronto Atendimento ao Cidadão de Goiânia, sendo esta a maior unidade da Polícia Civil de Goiás, onde trabalham quase 100 servidores.
Todas as demandas da Polícia Civil em Goiânia, com exceção das matérias cuja atribuição são das Delegacias Especializadas Estaduais, são atendidas pelos 520 servidores lotados na 1ª DRP, sendo a maior Delegacia Regional do Estado.
O governador Ronaldo Caiado elogiou a atuação da PCGO. “A Polícia Civil tem um nível de identificação de criminosos e apuração de crimes que chega a 90%. É algo inédito em termos de resultados práticos”, pontuou Caiado. “Essa nova delegacia é um espaço a mais para que haja maior uso de tecnologia, além da criação de um grupo especializado para identificar crimes complexos”. O imóvel pertence ao Estado, ou seja, não haverá custo com aluguel. A reforma da nova sede da 1ª DRP possibilitou a criação e implantação do Geic, que também ocupará suas dependências.
“Hoje é um momento de grande alegria. Esta nova sede proporciona um espaço digno tanto para os policiais quanto para o atendimento à população,” afirmou o Delegado-Geral, André Ganga, durante a inauguração. “Com instalações modernas e adequadas, estamos reforçando nosso compromisso com a segurança e o bem-estar dos goianos. É fundamental que nossos policiais tenham um ambiente de trabalho apropriado para desempenhar suas funções com excelência e que a população tenha um espaço acolhedor e eficiente para ser atendida”, disse.
O delegado titular da 1ª DRP, Alécio Moreira, destacou o trabalho de sua equipe. “Em 2023, as unidades da 1ª DRP encaminharam ao Poder Judiciário 6,5 mil inquéritos policiais com autoria definida, um acréscimo de 16,97% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que é um grande feito no trabalho desses policiais. Até abril do corrente ano, já foram remetidos dois 2,2 mil inquéritos policiais com autoria definida somente nos quatro primeiros meses do ano, um acréscimo de 5,63% sobre os números de igual período do ano de 2023, que já eram excelentes”, celebrou.
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo