O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) afirmou que candidatos de direita têm mais chances de vencer as eleições presidenciais em 2026, desde que cometam menos erros. A declaração do parlamentar foi dada durante encontro com empresários em Nova Iorque ontem (10). Para Lira, a possibilidade de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível é um equívoco, pois pode permitir que outros candidatos ganhem força para vencer a disputa presidencial.
“A avaliação hoje da inelegibilidade do presidente Bolsonaro é uma decisão arriscada, porque nós estamos a três anos e nove meses de uma eleição”, observou Lira. “Dá tempo de o Cláudio Castro ficar forte, o governador Zema ficar forte, de o governador Tarcísio ficar mais forte. Na minha concepção, menos chance de cometer erros do que o presidente Bolsonaro cometeu durante sua campanha.”
O ex-presidente Jair Bolsonaro é alvo de 16 ações no TSE que podem torná-lo inelegível. Entre elas, quando atacou o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas durante reunião com embaixadores no Palácio do Planalto, em julho de 2022.
Relacionadas
Milei vai suspender aposentadoria vitalícia de Cristina Kirchner
Astronauta da NASA mostra foto da Terra como nunca se viu
STF mantém condenação de Collor em caso que pode levá-lo à prisão