O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou neste domingo (2) que o eleitor que estiver na fila das seções eleitorais até as 17 horas será autorizado a votar. Neste caso, o mesário entregará senhas de acesso, começando pelo último colocado da fila.
Quem chegar aos locais de votação depois do horário oficial perde a chance de escolher seus representantes. Os portões permanecem abertos até 17h pelo horário de Brasília (DF).
O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Claucio Corrêa, disse que a biometria não é um meio ágil de votação, mas garante mais segurança para o resultado das eleições. Houve filas de até uma hora para votar no estado, que tem 67,13% do eleitorado já cadastrado no sistema.
“A biometria não é um meio ágil de votar, é um meio seguro de votação. Ela serve para garantir que o eleitor que comparecer perante a mesa receptora de votos realmente é de fato quem diz ser”, afirmou.
A expectativa é que em algumas seções a votação ocorra entre 18h 19h. Segundo o TRE, são feitas quatro tentativas de identificação por biometria. Se não funcionar, é feita pergunta de dado pessoal ao eleitor para liberar a urna.
Fonte: Conexão Política
Relacionadas
TikTok é processado por ‘promoção ao suicídio’ de adolescentes
Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia
Morre Quincy Jones, produtor dos maiores sucessos de Michael Jackson