O Deputado Acácio Favacho apresentou Projeto de Lei 5367/23 que cria a Carteira Nacional de Identificação da Pessoa com Deficiência (CNIPCD), de expedição gratuita. Além disso, a Carteira garante a atenção integral, o pronto atendimento, a prioridade no acesso e atendimento aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
“A ideia do projeto surgiu por conta da necessidade de consolidar um modelo próprio de identificação da pessoa com deficiência, com validade em todo o País, tendo em vista as várias iniciativas já existentes neste sentido em alguns Estados e Municípios Brasileiros, mas que, não permitem o efetivo alcance e exercício dos direitos em todo o Território Nacional”, explica.
Segundo o texto, o documento terá validade de 5 anos e será expedido, por meio de requerimento devidamente preenchido e assinado pelo interessado ou por seu representante legal, acompanhado de relatório médico, de seus documentos pessoais, bem como de seus pais ou responsáveis legais.
Relacionadas
Gravíssimo acidente com carreta, carro e ônibus deixa 30 mortos em Minas Gerais
Pesquisa revela que direita e esquerda reprovam o STF
Ex-aluno ataca escola e mata criança de 7 anos na Croácia