O Deputado Acácio Favacho apresentou Projeto de Lei 5367/23 que cria a Carteira Nacional de Identificação da Pessoa com Deficiência (CNIPCD), de expedição gratuita. Além disso, a Carteira garante a atenção integral, o pronto atendimento, a prioridade no acesso e atendimento aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
“A ideia do projeto surgiu por conta da necessidade de consolidar um modelo próprio de identificação da pessoa com deficiência, com validade em todo o País, tendo em vista as várias iniciativas já existentes neste sentido em alguns Estados e Municípios Brasileiros, mas que, não permitem o efetivo alcance e exercício dos direitos em todo o Território Nacional”, explica.
Segundo o texto, o documento terá validade de 5 anos e será expedido, por meio de requerimento devidamente preenchido e assinado pelo interessado ou por seu representante legal, acompanhado de relatório médico, de seus documentos pessoais, bem como de seus pais ou responsáveis legais.
Relacionadas
Rússia lançou míssil balístico intercontinental para atacar Ucrânia
Adesão ao Negocie Já termina em 20 de dezembro
2ª etapa do Feirão do Cotec começa nesta quinta