A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta hoje (28) sobre a possibilidade de a epidemia de dengue deste ano se tornar a mais severa já registrada. Em coletiva de imprensa, a entidade divulgou dados alarmantes: até 26 de março, as Américas registraram 3,5 milhões de casos de dengue, incluindo mais de mil óbitos. Este número já é três vezes superior ao total de casos notificados no mesmo período do ano passado, que fechou com 4,5 milhões de casos.
Sylvain Aldighieri, diretor do departamento de prevenção, controle e eliminação de doenças da Opas, o braço pan-americano da OMS, enfatizou a gravidade da situação, indicando que 2024 está a caminho de bater recordes de casos da doença em nível regional.
O cenário é particularmente crítico no Brasil, Paraguai e Argentina, que juntos somam 92% dos casos e 87% das mortes relacionadas à dengue nas Américas. A OMS destaca a sazonalidade da doença, com maior transmissão no primeiro semestre do ano, período mais quente e chuvoso, propício à proliferação do Aedes aegypti, mosquito vetor da dengue.
Relacionadas
Revista Forbes alerta: Brasil não aguenta mais dois anos de Governo Lula
Crítico das práticas da OpenAI, ex-funcionário da empresa é encontrado morto
Ator da Globo pede Pix para tratamento de saúde