A Secretaria de Estado da Saúde do Estado (SES-GO) e a Comissão de Transição do prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel, definiram um plano de fortalecimento para resolver a crise dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) da saúde municipal de Goiânia. A definição ocorreu durante reunião, na tarde desta segunda-feira (25), entre o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos; Sandro Mabel; o secretário municipal de saúde da capital, Wilson Pollara; o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems-GO); e representantes do Hospital Ruy Azeredo.
O plano de fortalecimento garante o repasse mensal de R$ 2 milhões da SES-GO, a partir de janeiro, para o Fundo Municipal de Saúde de Goiânia, por 12 meses, garantindo a abertura de mais 20 leitos de UTI no Hospital Ruy Azeredo, totalizando o cofinanciamento de 47 leitos SUS conveniados em funcionamento na unidade privada. A expectativa é de que novos leitos também sejam abertos na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, garantindo a assistência adequada aos moradores da capital.
O titular da SES-GO destacou a importância da união de esforços entre os entes municipal e estadual para solucionar o problema. “Estamos vivendo uma crise sanitária que tem origem em uma crise de credibilidade, em que o secretário municipal não tem conseguido, pela deficiência de orçamento, arcar com o combinado feito com os hospitais. Por isso, chamamos o prefeito eleito Sandro Mabel, exatamente para reconstruir essa confiança dos prestadores”, esclareceu Rasível Santos.
Fonte: A Redação
Relacionadas
Jornalista André Marques pede socorro nas redes sociais após crise pulmonar. Veja o vídeo!
Partido político abre as portas para Gusttavo Lima ser candidato a presidente do Brasil
Jogador do Corinthians mata motociclista ao dirigir bêbado na Argentina