Os integrantes da 21ª missão de visita retornaram da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) para a Terra, em uma região 147 km ao sudeste da cidade cazaque de Jezkazgan. Retornaram à Terra o cosmonauta da Roscosmos Oleg Novitsky, a primeira cosmonauta da Bielorrússia Marina Vasilevskaya e a astronauta da NASA Loral O’Hara.
Às 09h24 no horário de Moscou, o motor da espaçonave Soyuz MS-24 foi ativado para desacelerar da órbita, às 09h54 o veículo de descida entrou nas densas camadas da atmosfera e às 10h03 o paraquedas principal foi acionado. Exatamente às 10h18, no horário de Moscou, a tripulação pousou 147 km ao sudeste da cidade cazaque de Zhezkazgan.
A bordo estava Marina Vitalyevna Vasilevskaya, nascida em 14 de setembro de 1990. Além de astronauta, ela é instrutora de voo e comissária de bordo da Belavia Airlines na Bielorrússia. Ela é a primeira mulher bielorrussa a ser lançada ao espaço.
Em dezembro de 2022, em uma seleção competitiva realizada na Bielorrússia, ela foi escolhida entre seis candidatas a partir de mais de três mil mulheres para participar de um voo espacial sob o projeto “Mulher Bielorrussa no Espaço” na espaçonave russa Soyuz que voa para a ISS.
Em 24 de julho de 2023, ela começou o treinamento teórico e prático para o voo no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri A. Gagarin em Star City, na Rússia. Em outubro, ela começou o treinamento prático no simulador da espaçonave Soyuz MS para conduzir operações de voo e desacoplamento de rotina, e fez treinamento em condições de gravidade zero na aeronave laboratório Ilyushin II-76.
Ela viajou para a estação juntamente com o cosmonauta da Roscosmos Oleg Novitsky e a astronauta da NASA Tracy Caldwell-Dyson, onde ela e Oleg passaram aproximadamente 13 dias a bordo do complexo orbital como parte da 21ª expedição de visita à ISS.
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo