Mais um representante internacional fez uma declaração aberta sobre a visão do mundo em relação ao que está acontecendo no Brasil sob o governo Lula (PT). Agora, um ex-ministro da Defesa da Bolívia manifestou preocupações sobre a situação democrática no país.
Em um artigo publicado neste domingo (23), Carlos Sánchez Berzaín apontou acusações com marcas visíveis de violações aos direitos humanos e à independência dos poderes públicos na gestão petista, assim como garantias individuais dos civis.
Segundo o ex-ministro, uma série de graves denúncias sustentam suspeições sobre o comprometimento do Brasil com os princípios estabelecidos na Carta Democrática Interamericana. “Sua política externa o identifica como um governo ditatorial, e suas ações internas apontam para o caminho em direção a um regime socialista do século 21, ou castrochavismo”, afirmou Berzaín, que também é advogado.
A Carta Democrática Interamericana, documento adotado pelos países-membros da Organização dos Estados Americanos (OEA), define como pilares da democracia a soberania popular, a proteção dos direitos fundamentais e a independência das instituições. No entanto, a atuação do governo Lula tem gerado críticas devido ao seu histórico de relações com regimes autoritários, como Cuba, Venezuela e Nicarágua, além da busca por parcerias estratégicas com países como China e Irã.
Fonte: Diário do Brasil
Relacionadas
Centenas de palestinos participam de protesto contra o Hamas em Gaza
Ronaldo Caiado estuda acionar Lula na Justiça por “retaliações”
Bolsonaro é interrompido por ‘marcha fúnebre’ mas acaba achando graça e frusta manifestantes