Fábio Faria afirma que Lula já atingiu teto de votos e aponta virada de Bolsonaro no 2º turno

O ministro das Comunicações, Fábio Faria (PP), que tem atuado de perto na campanha de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), acredita que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao teto de votos e que o chefe do Executivo vai virar e vencer o segundo turno das eleições, no dia 30.

Crítico da atuação dos institutos de pesquisa, Faria, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, disse que seu prognóstico se fundamenta em pesquisas internas, no peso do apoio dos governadores eleitos, especialmente em colégios eleitorais importantes, como Minas Gerais, e na decisão de deputados eleitos no Nordeste, que fizeram o primeiro turno com Lula e, agora, já teriam franqueado apoio a Bolsonaro.

Segundo ele, para sobreviver eleitoralmente no Nordeste, onde o petista venceu nos nove Estados, muitos deputados fizeram campanha com o ex-presidente. Agora, porém, encerrado o primeiro turno, já estariam em campanha para a reeleição do presidente.

“A cola desses deputados para sobreviver era com Lula”, disse Faria. “Se eles colocassem na colinha o nome de Bolsonaro no primeiro turno, eles perdiam voto. E esses deputados que já estão eleitos foram ao Planalto, tiveram com o presidente e disseram: ‘Agora, no segundo turno, é só o presidente. Nossa base vai votar no presidente.’”

Segundo Faria, Bolsonaro vai ter 300 deputados que não trabalharam para ele e que, agora, vão trabalhar. “Hoje vejo perspectiva total de vitória de Bolsonaro”, disse o ministro das Comunicações.

Para Faria, os apoios de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) não representam aumento de eleitores para Lula, que já chegou ao limite de votos e não tem mais como crescer.

Fonte: Revista Oeste