“Fábrica” imunda de salgados que abastecia lanchonete é interditada

Uma “fábrica” de salgados em condições de higiene inadequadas foi interditada pela vigilância sanitária de Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, na última quarta-feira (19/2). A produção abastecia uma lanchonete na região de Areias de Cima, que também foi interditada.

A produção dos alimentos era feita nos fundos de uma casa. Imagens feitas no local mostram alimentos sendo preparados em um fogão tomado por ferrugem, localizado em uma área descoberta. Na “cozinha”, as salsichas usadas para fazer os salgados estava despejadas dentro de uma pia, fora da geladeira. O local também estava com o chão visivelmente sujo e tinha mofo nas paredes.

Os fiscais da vigilância encontraram as seguintes irregularidades: produtos armazenados de forma inadequada; condições de higiene precárias; trabalhadores sem uniformes e sem Equipamentos de Proteção Individual (EPI); e falta de estrutura mínima para a manipulação de alimentos. A “fábrica” foi interditada e lacrada, assim como a lanchonete.

“As condições encontradas no local apresentavam riscos à saúde pública, tornando necessária a interdição imediata dos estabelecimentos envolvidos. A vigilância sanitária continuará acompanhando o caso e tomando as medidas necessárias para garantir a segurança alimentar da população”, disse a vigilância sanitária municipal, em nota.

A vigilância abriu um processo administrativo sanitário, que passará por uma comissao julgadora e pode culminar na aplicação de multa à lanchonete. Nesta sexta (21), a diretora da vigilância municipal, Rita de Cassia Amon, disse que o estabelecimento foi autorizado a reabrir, após fazer adequações e cumprir as normas estabelecidas. Já a “fábrica” de salgados segue interditada.

Fonte: Metrópoles