A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, entregou, nesta sexta-feira (02/08), 50 moradias a custo zero para famílias de Turvânia, no Oeste Goiano. Durante o evento, ela ressaltou a assertividade da política habitacional do Estado.
“Temos feito tudo que é possível para dar dignidade e honradez a todas as famílias. Somos o único Estado que proporciona esse benefício da casa a custo zero, pronta”, declarou.
“O que encontrávamos aqui em Goiás, antes, eram casas iniciadas, com tijolos e cimento na porta”, lembrou a primeira-dama. Ela explicou que na época as famílias recebiam verbas que não custeavam, de fato, a construção de um imóvel.
As moradias entregues nesta sexta-feira estão localizadas no Residencial Maria Madalena e foram construídas pelo Goiás Social, por meio do Programa Pra Ter Onde Morar – Construção, do Governo do Estado.
O investimento foi de R$ 6,7 milhões, com recursos do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).
Titular da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Pedro Sales, comparou as condições das ações habitacionais em outros estados e endossou o protagonismo goiano na concessão de moradia gratuita.
“Os outros estados dão um subsídio, uma ajuda financeira para que uma família entre em um financiamento. Aqui você não vai ao banco pegar o seu carnê. Você vem pegar a chave e a escritura da sua casa”, afirmou.
Casas a custo zero
Os projetos têm parceria com as prefeituras, que doam os terrenos. Já as obras são executadas pela Agência Goiana de Habitação (Agehab) e a Seinfra.
“Não tem uma única pessoa aqui que verdadeiramente não precise”, afirmou o prefeito de Turvânia, Fausto Mariano. “Turvânia já iria para 25 anos sem uma única construção de moradia pelo Estado”, frisou ele.
Trabalhadora informal, Katiane da Silva Lima Pires, mãe de cinco filhos, foi uma das contempladas no sorteio e relatou, emocionada, a transformação que a nova residência representa na sua vida.
“Os R$ 600 que a gente pagava de aluguel vai dar para investir em alguma coisa que meus filhos gostam de comer. Muitas vezes a gente deixou de levar porque tinha que pagar aluguel”, contou.
Desde o início do programa, já foram entregues, de forma gratuita, as escrituras de aproximadamente 3 mil residências a cidadãos em situação de vulnerabilidade social e inscritos no Cadastro Único. A meta é que, até 2026, sejam entregues 10 mil unidades em todo estado de Goiás. Até o momento, estão em andamento obras em cerca de 100 municípios goianos.
Relacionadas
Líder supremo do Irã promete resposta devastadora a Israel e aos EUA
Aparecida de Goiânia é o município do Centro-Oeste que mais realiza cirurgias eletivas
Após matar a mãe, filho compra drogas e vai beber cerveja no bar