Maria Guilhermina, filha de Juliano e Letícia Cazarré, voltou a ser internada hoje (15). A notícia foi revelada pela mãe da bebê, que contou que ela vai retirar a sonda de gastrostomia. A pequena nasceu com um dos casos mais raros e graves da Anomalia de Ebstein e desde o nascimento, já foi submetida a uma série de cirurgias.
Anomalia de Ebstein
Descoberta pela primeira vez em 1866, a anomalia de Ebstein é um defeito cardíaco raro que está presente no nascimento (congênito). Nesta condição, a valva tricúspide está na posição errada, e os folhetos (válvulas cardíacas) estão malformados. Como resultado, a valva não funciona corretamente.
A valva tricúspide é a válvula cardíaca localizada entre o átrio direito e o ventrículo direito, que tem a função de impedir que o sangue não oxigenado retorne seu trajeto, bloqueando a troca regular de oxigênio e dióxido de carbono com os pulmões.
“A valva encontra-se mais deslocada para região apical que o habitual, apresentando, normalmente, folhetos mais espessados”, explica a dra. Luciane Mattos Pereira, cardiologista pediátrica.
Como resultado, o sangue pode vazar pela valva, fazendo com que o coração funcione com menos eficiência, o que causa aumento do coração e insuficiência cardíaca.
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo