O furacão Ida se formou na última quinta-feira (26) no Mar do Caribe, ao sul da Jamaica. Primeiramente chamada de Depressão Tropical 9 por ser a nona tempestade da atual temporada de furacões na bacia do Atlântico Norte, Ida já atingiu a Jamaica, as Ilhas Cayman e Cuba, onde houveram ventos e chuvas fortes.
Ida já é considerado um furacão de categoria 1 ontem (28), com ventos de 119 a 153 km/h. Ida já atingiu o oeste de Cuba como furacão e seus efeitos ainda são sentido ontem, provocando chuva forte com muitas trovoadas, inundações e eventual deslizamento de terra em solos cubanos. As informações são do Centro Nacional de Furacões (NHC), do governo dos Estados Unidos, que monitora os furacões no Atlântico Norte.
Após passar por Cuba, a tempestade segue pelo Golfo do México, que está com águas mais quentes do que o normal principalmente nas proximidades da costa dos Estados Unidos, o que fornece mais energia aos furacões. Segundo alertas do NHC, Ida ganha força e se tornará um furacão de categoria 4, avançando em direção aos estados do Mississippi e Louisiana, onde deve fazer landfall (quando o olho do furacão atinge o continente) na tarde de hoje (29) com ventos entre 209 e 251 km/h.
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo