Goiás é o 1º estado do Brasil a ampliar emissão do RG Nacional

Foto: Guilherme Coelho/Folha Z

Novo modelo terá QR Code para validação eletrônica do portador do documento

A ampliação da emissão do RG Nacional Goiás foi anunciada nesta 2ª feira, 23, pelo governador Ronaldo Caiado durante audiência no Centro Administrativo do Estado. Desde agosto de 2022, a nova Carteira de Identidade já era emitida no estado, mas somente para pessoas que ainda não possuíam o documento.

Novidades

As novas identidades, incluindo segunda via, contam com número de inscrição CPF como registro geral, único e válido para todo o país. Além disso, o novo documento acompanha um QR Code que permitirá a validação eletrônica da autenticidade do indivíduo.

Combate ao crime

Segundo o deputado federal José Nelto (PP), previamente, haviam casos de emissões de diversos RGs com motivações criminosas. “A bandidagem usava 2, 3, 4, 5, RGs. Com o programa RG Nacional, isso já não será mais permitido”, afirma o deputado.

Polícia Cibernética

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, declarou que vai priorizar investimentos para polícia especializada em casos cibernéticos no estado.

A fala foi feitoa na manhã desta 2ª feira (23), durante evento de lançamento de pacote de ampliação para o RG Nacional em Goiás.

Caiado destacou que o número de crimes virtuais tem crescido no estado, assim como em todo o Brasil, e novos investimentos em polícia especializada e mecanismos de inteligência de dados serão priorizados para conter o avanço.

De acordo com o governador, a especialização na investigação de crimes ocorridos em ambientes digitais já tem contribuído para a segurança em Goiás, mas deve receber ainda mais investimentos.

Caiado lembrou que a atuação foi essencial para conter ameaças de atentados em escolas no primeiro semestre de 2023, quando o número de ataques ou menções cresceu no país.

“Conseguimos agir antes que os casos chegassem nos colegas. Isso mostra como a agilidade da nossa polícoa está antecipando e desestimulando o crime em Goiás”, destacou o governador.

 

Com informações da FOLHA Z