Estudo da Fiocruz coloca Goiás na quarta posição dos estados que têm a maior taxa de ocupação de leitos de UTIs do país, com 97% de toda a rede pública ocupada. O governo do estado determinou o fechamento do comércio não essencial por 14 dias para tentar controlar a pandemia.
Os dados do consórcio de imprensa que analisa a média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil, do qual o G1 faz parte, mostraram que Goiás registrou a maior média do país nestes últimos quatro dias, ou seja, teve mais mortes do que o restante das unidades da federação. Nesta quarta-feira (17), a média goiana era de alta de 210%, enquanto Sergipe, que ocupa a segunda posição, está com 122%.
A média móvel é a variação da média dos 7 últimos dias em relação à média de duas semanas atrás. Goiás saltou da média de 31 mortes para 125. O estado já ultrapassou mais de 440 mil casos da doença
Para tentar controlar a disseminação do coronavírus em Goiás, o governo estadual retomou o fechamento escalonado do comércio não essencial de 14 em 14 dias. As medidas começaram a valer nesta quarta-feira (17), mas não foram acatadas por todos os municípios.studo divulgado nesta quarta-feira pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) coloca Goiás na quarta posição dos estados que têm a maior taxa de ocupação de leitos de UTIs do país, com 97% de toda a rede pública ocupada por pacientes com Covid-19. O estado perde apenas para o Rio Grande do Sul (100%), Santa Catarina (99%) e Rondônia (98%).
Estudo da Fiocruz mostra Goiás na quarta posição com maior taxa de ocupação de UTIs do Brasil — Foto: Reprodução/Fiocruz
O boletim mostra que, no momento, das 27 unidades federativas, 24 estados e o Distrito Federal estão com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) iguais ou superiores a 80%, sendo 15 com taxas iguais ou superiores a 90%.
Em relação às capitais, 25 das 27 estão com essas taxas iguais ou superiores a 80%, sendo 19 delas superiores a 90%. Goiânia aparece no boletim entre as capitais com a situação considerada de colapso, com 96% de ocupação.
Relacionadas
[VÍDEO] Brinquedo conhecido como “Torre Eiffel” desaba no México
“Não há risco de contaminação nas águas do Rio Tocantins”
Jovem atingida com tiro na cabeça no Rio apresenta estabilidade