Com investimento de R$ 87,2 milhões, a edificação do Hospital Estadual de Águas Lindas terá, em poucos dias, 200 operários. Serviços serão executados de segunda a domingo para concluir a construção em até 18 meses. População terá acesso a serviços de saúde especializados como UTI neonatal e pediátrica
O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), lançou, nesta terça-feira (22/2), as obras de adequação, ampliação e conclusão do Hospital Estadual de Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, com investimento superior a R$ 87,2 milhões. O presidente da agência, Pedro Sales, e o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, assinaram a ordem de serviço e anunciaram cronograma de trabalho para colocar a unidade em funcionamento dentro de até 18 meses.
“Essa retomada é prova do carinho, do interesse e da sensibilidade que o governador Ronaldo Caiado tem com o Entorno”, destacou Pedro Sales. As obras começaram com 60 operários e, em breve, o número saltará para 200. Os serviços são executados de domingo a domingo. “Vamos transformar em realidade essa unidade que, no passado, era tratada tão somente como parede. Agora será como deve ser: um hospital para cuidar da saúde da população de Águas Lindas e região”, reforçou.
O secretário Ismael Alexandrino também enfatizou o olhar diferenciado que a atual gestão lança hoje sobre a região. “Acabou aquela situação de que o Entorno não é nem Goiás, nem Distrito Federal. Essas mães com crianças de colo, que muitas vezes estão aflitas pela falta de atendimento médico, terão no Hospital de Águas Lindas um porto seguro”, pontuou. A fala diz respeito aos atendimentos neonatal e obstétrico que a unidade de saúde passará a oferecer tão logo seja inaugurada.
“Estamos trabalhando, dia e noite, junto com o governador Ronaldo Caiado e com toda a equipe, para que o hospital se torne realidade”, afirmou o prefeito de Águas Lindas, Lucas Antonietti, durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço. “Isto é política pública séria”, completou.
Hospital ampliado
O hospital começou a ser construído pelo município em 2007. Cerca de seis anos depois, a obra foi repassada ao Estado, mas acabou sendo paralisada em 2018. Sob nova gestão, por determinação de Caiado, a Goinfra assumiu a responsabilidade técnica pela construção, quando foi possível aperfeiçoar e ampliar o projeto.
Dessa forma, o complexo hospitalar ganhará mais 4,4 mil m², totalizando 15,9 mil m² de área construída. Com isso, o Hospital Estadual de Águas Lindas terá novas funcionalidades, como: banco de leite humano, banco de sangue/agência transfusional, 10 leitos de unidades de tratamento intensivo (UTI) neonatal, 10 de UTI pediátrica, 20 de UTI adulta e 32 de pronto atendimento, todos prevendo leitos de isolamento.
Além disso, a unidade de internação evoluiu de 32 para 42 leitos por bloco, o que significa 84 leitos. No total, o hospital terá 163 leitos e ambulatório com 22 consultórios, e ainda centro cirúrgico com oito salas. O novo projeto inclui, ainda, tomografia e mamografia na unidade de imagenologia, unidade de hemodinâmica nas proximidades do centro cirúrgico e centro obstétrico com três salas para cirurgias obstétricas, com acessos independentes.
Somado a tudo isso, o hospital terá cinco berços voltados para os cuidados e atendimentos de recém-nascidos considerados de médio risco e que precisam de uma atenção contínua após o nascimento. Também haverá três leitos para o acolhimento humanizado às mães e familiares desses bebês, por meio da supervisão e orientação dos profissionais de saúde da linha materno-infantil do hospital.
Relacionadas
Gravíssimo acidente com carreta, carro e ônibus deixa 30 mortos em Minas Gerais
Pesquisa revela que direita e esquerda reprovam o STF
Ex-aluno ataca escola e mata criança de 7 anos na Croácia