O governo uruguaio anunciou a compra de seis aeronaves do modelo A-29 Super Tucano, fabricadas pela empresa brasileira Embraer, em um esforço para patrulhar e “proteger” suas fronteiras. Descrito como um avião de treinamento e ataque leve, a aquisição de US$ 100 milhões foi confirmada pelo Ministro da Defesa, Armando Castaingdebat.
Como informa o Infodefensa, o ministro expressou que a compra está alinhada com o objetivo do governo de Luis Lacalle Pou de renovar as diferentes forças militares do país. De acordo com Castaingdebat, a aquisição dos seis aviões Tucano marcará um “antes e depois” na Força Aérea Uruguaia e em uma política de defesa das fronteiras uruguaias.
Também foi especificado que está sendo considerada a compra de um “pacote tecnológico de radares”. Além dos Tucano, o ministro confirmou a aquisição de uma aeronave Emb-120 Brasilia, similar à que já pertence à Força Aérea Uruguaia.
Conhecido como um avião de fabricação brasileira destinado originalmente ao transporte de passageiros a médias distâncias e em alta velocidade, ele é geralmente utilizado no Uruguai para o transporte de autoridades e para auxílio às embaixadas uruguaias em países da região. A parte traseira do novo avião Brasilia será adaptada para “transporte sanitário”.
Relacionadas
Contribuintes têm até 20 de dezembro para renegociar débitos com descontos de até 90% em Goiás
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025