Número tende a aumentar após a conclusão das obras de reforma e ampliação da unidade do Governo de Goiás, que soma ainda 2.510 cirurgias e 99,8 mil atendimentos em 2022
Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) fechou o ano com dois índices expressivos: 228.643 exames laboratoriais e de imagem; e 99.849 atendimentos. A unidade do Governo de Goiás administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) também realizou ao longo de 2022 mais de 2.510 cirurgias, 96% delas eletivas, ou seja, programadas e sem grau de urgência.
Além do atendimento de urgência e emergência, o Hetrin é uma unidade de assistência de baixa e média complexidade com perfil cirúrgico eletivo. A unidade dispõe de serviços de cirurgia geral, obstetrícia, urologia e vascular, como colecistectomia, hernioplastia, histerectomia, laqueadura, cistostomia, postectomia, vasectomia, tratamento cirúrgico de varizes bilateral sem retirada de safena entre outras.
Para a diretora do Hetrin, Vânia Fernandes, a qualidade dos serviços prestados e o empenho no atendimento é de extrema importância para a realização dos procedimentos e, consequentemente, a diminuição da fila de espera.
Exames
“Nossa unidade é referência nesse tipo de atendimento e ficamos felizes em fornecer um serviço de qualidade à população, que nos procura e confia no trabalho da nossa equipe”, complementa.
Os números devem aumentar ainda mais após a obra de reforma e ampliação pela qual passa a unidade, já que o centro cirúrgico dobrará sua capacidade. O Hetrin saltará de 56 para 149 leitos.
No geral, serão 6 de observação, 2 de emergência, 14 de alojamento conjunto, 20 de enfermaria para clínica cirúrgica e 20 de UTI, 90 de clínica médica, 4 salas cirúrgicas, 5 leitos de Recuperação Pós-Anestésicos (RPA), 5 quartos de isolamento e 3 quartos para parto normal (PPP).
A primeira fase da obra foi entregue em maio de 2022 com o Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), que conta com cinco consultórios para atendimento ambulatorial e salas de tomografia computadorizada, de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e de comando da tomografia. A sala de raios X também foi realocada e ampliada, recebendo equipamento novo e moderno. O espaço ainda dispõe de salas de eletrocardiograma, ecocardiograma, ultrassonografia e de laudos.
Qualificado e humanizado
Em 2022, o hospital manteve o certificado de qualidade concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) no nível 1. Nesse processo, a unidade atendeu a todos os requisitos internacionalmente estabelecidos e reconhecidos, criando uma cultura de aperfeiçoamento e elevando a performance das equipes.
O laboratório de análises clínicas também foi certificado pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, pelo segundo ano consecutivo. Classificado como excelente, ele foi reconhecido pelo desempenho diferenciada de que dispõe em termos de controle de qualidade, garantindo assim confiabilidade e fidelidade aos laudos emitidos.
Reconhecimentos como esses são uma consequência de um trabalho bem feito e de treinamentos ofertados regularmente para a qualificação dos profissionais, oferecendo um atendimento humanizado e de qualidade para toda a população.
Relacionadas
Secretaria alerta para golpe do IPVA inscrito na dívida ativa
Ladrão é preso de toalha após ser encontrado tomando banho durante invasão de casa em Goiás
Avião de 40 toneladas com chifres de rena foi puxado na força do braço por grupos de pessoas no aeroporto