Autoridades do Sri Lanka anunciaram que uma grande rocha com um aglomerado de safiras foi encontrada, por acaso, no quintal de um homem identificado como Sr. Gamage. O proprietário não quis fornecer seu nome completo por motivos de segurança.
– É um espécime especial de safira estrela; provavelmente [é] a maior [pedra] do mundo. Dado o tamanho e o seu valor, acreditamos que interessará a colecionadores privados ou museus – disse à BBC Thilak Weerasinghe, presidente da Autoridade Nacional de Joias e Gemas do Sri Lanka.
Gamage, que é comerciante de pedras preciosas, contou que a descoberta foi feita por trabalhadores que cavavam um poço em sua casa, na área de Ratnapura, que é conhecida como a “cidade das joias”.
– A pessoa que estava cavando o poço nos alertou sobre algumas pedras raras. Mais tarde, encontramos esse enorme espécime – relatou.
Especialistas afirmam que a pedra tem valor estimado em até 72 milhões de libras (R$ 515 milhões). A rocha pesa cerca de 510 quilos, ou 2,5 milhões de quilates, e foi chamada de “Safira da Serendipidade”.
O tesouro foi encontrado há 1 ano, mas só agora veio a público porque todo o processo burocrático do governo local finalmente terminou.
Relacionadas
Gravíssimo acidente com carreta, carro e ônibus deixa 30 mortos em Minas Gerais
Pesquisa revela que direita e esquerda reprovam o STF
Ex-aluno ataca escola e mata criança de 7 anos na Croácia