A nutrição adequada é fundamental no tratamento dos pacientes e no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), ganhou um reforço importante. Nesse mês de setembro , o Hugol iniciou a realização de exames de calorimetria indireta em pacientes de UTI, sendo o primeiro hospital público do estado a oferecer esse tipo de procedimento. O aparelho mede o gasto energético de repouso e fornece medições precisas para que os profissionais de saúde da unidade possam estabelecer a terapia nutricional adequada baseada em dados, e não em estimativas.
“A aquisição de aparelhos de calorimetria coloca o Hugol na vanguarda de um grupo seleto de hospitais no país que possuem essa tecnologia, que além de importante no manejo clínico de pacientes, poderá ser utilizada com fins de ensino e pesquisa”, relatou o nutrólogo e coordenador médico da Comissão Multiprofissional de Terapia Nutricional (CMTN) da unidade, Rodrigo Gonçalves. Estudos indicam que essa tecnologia reduz mortalidade a curto prazo em pacientes críticos. O exame deve ser realizado em pacientes em ventilação mecânica invasiva, prioritariamente nos casos de pacientes grandes queimados, obesos, amputados e com resposta clínica inadequada a nutrição, segundo avaliação da CMTN.
“É um marco para a saúde de Goiás o hospital ter a disponibilidade de utilizar um exame com altíssimo padrão de excelência para o cálculo das necessidades calóricas individualizadas do paciente, levando em conta a intervenção a que foi submetido”, relatou a supervisora de Nutrição Clínica e coordenadora técnica da CMTN do Hugol, Eula Ferraz.
As informações são do Governo de Goiás.
Relacionadas
Ator de Shazam está sendo cancelado por ser contra a ideologia de gênero e a obrigatoriedade da vacina
Lei Rouanet e Lei Aldir Blanc terão R$ 18 bilhões em 2025
Empresário Luiz Galeazzi e família morreram na queda de avião em Gramado