Passageiros de um voo foram surpreendidos pela luz de um laser no momento em que o avião em que eles estavam sobrevoava a cidade de São Paulo. Um vídeo compartilhado nas redes sociais na noite de ontem (25) mostra o exato momento em que o flash verde foi capturado. A cena foi divulgada pelo humorista Andy Barbixa no X/Twitter. “Você está voando, vendo São Paulo pela janela do avião e repara que tem um desgraçado com laser apontando pro avião”, disse ele. Barbixa, que seria passageiro do voo, se revoltou com a situação. “Qual a intenção de um corno desse? Que raiva”.
Você tá voando, vendo SP pela janela do avião e repara que tem um DESGRAÇADO com laser apontando pro avião.
Qual a intenção de um corno desse?
Que raiva. @avioesemusicas pic.twitter.com/sF3AYhuL9r— Andy Barbixa (@andybizzo) December 26, 2023
Apontar laser para avião é crime!
Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa), a emissão inadequada do raio laser contra aeronaves pode ser enquadrada no Artigo 261 do Código Penal Brasileiro.
“Art.261 – Expor a perigo embarcação ou aeronave própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea”.
O ato se enquadrada como crime de atentado contra a segurança do transporte aéreo, a pena prevista é de dois a cinco anos de prisão, sendo aumentada para 12 anos, caso haja um acidente com mortes.
Luís Spanner, responsável pela área de Segurança Operacional da CCR Aeroportos, explica que essa prática pode ocasionar danos à visão do piloto, como hemorragia e queimadura na retina. “Essa ação é um perigo para pilotos e aeronaves, e coloca em risco a segurança da aviação”.
Spanner também alerta que emitir o raio laser pode culminar na perda de controle em voo. “A luz é forte o suficiente para dificultar a leitura do painel de controle e a visão da pista para conduzir a aeronave em segurança no momento do pouso ou decolagem”.
Relacionadas
Morre apóstolo Rina, líder da Igreja Bola de Neve, após grave acidente
Depois de xingar Musk, Janja cancela participação em evento
Presidente Vladimir Putin: “Usaremos armas NUCLEARES se um míssil inimigo for lançado em direção à Rússia”