Uma mulher de 81 anos descobriu que carregava um feto calcificado em seu corpo há décadas após dar entrada no Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, de Ponta Porã (MS).
Daniela Almeida Vera, que era indígena, deu entrada no Hospital Regional na quinta-feira (14) apresentando infecção grave.
De acordo com a unidade de saúde, dez dias antes da internação, a paciente sofreu uma queda e permaneceu, segundo relato próprio, com dores e mal-estar, optando por procurar os serviços hospitalares apenas na semana seguinte.
A paciente morava no município de Aral Moreira, a 84 quilômetros de Ponta Porã. Ela procurou atendimento médico na cidade e depois foi levada em estado gravíssimo para Ponta Porã, onde foi intubada e ficou em coma induzido, segundo o hospital regional.
“Após realização de exames, durante tomografia computadorizada foi diagnosticada presença de feto calcificado – condição rara chamada de litopédio, consequência de uma gravidez ectópica (gestação em que o óvulo fertilizado é implantado fora do útero) que evolui para morte fetal e calcificação”, explicou a nota do Hospital Regional de Ponta Porã.
Após a constatação do feto calcificado, a equipe médica da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Regional decidiu pela realização cirúrgica de emergência para remover o feto e controlar o processo infeccioso. No entanto a paciente morreu um dia depois do procedimento por infecção generalizada.
O hospital não confirmou há quanto tempo a mulher estaria com o feto no corpo na estimativa dos médicos.
Ainda segundo o hospital, a cirurgia para retirada do feto foi adotada como medida para tentar impedir a morte da mulher, diante do quadro de sepse — condição desencadeada por uma inflamação que se espalha pelo organismo diante de uma infecção.
Em nota, a direção e os profissionais do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto lamentaram o falecimento da paciente e se solidarizam com familiares e amigos. A família da idosa pode contar com apoio psicológico do hospital, de acordo com o comunicado.
Relacionadas
Mabel pede reunião de emergência com secretário de Saúde sobre falta de UTIs em Goiânia
Turista do Paraná morre afogado em praia durante lua de mel no Ceará
Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até sexta-feira (29)