Reuters – O primeiro paciente humano que recebeu um chip cerebral da Neuralink conseguiu controlar um mouse de computador usando seus pensamentos, disse o fundador da startup, o bilionário Elon Musk.
“O progresso é bom e o paciente parece ter se recuperado totalmente, sem nenhum efeito nocivo de que tenhamos conhecimento. O paciente é capaz de mover um mouse pela tela apenas pensando”, disse Musk em um evento do Spaces na plataforma X (ex-Twitter).
Musk disse que a Neuralink tenta agora fazer com que o paciente acione o botão do mouse o maior número possível de vezes.
A Neuralink não comentou o assunto ao ser procurada pela Reuters.
A empresa implantou com sucesso um chip em seu primeiro paciente humano no mês passado, depois de receber aprovação para o recrutamento de testes em humanos em setembro.
O estudo usa um robô para colocar cirurgicamente um implante de interface cérebro-computador em uma região do cérebro que controla a intenção de se mover, disse a Neuralink.
A empresa acrescentou que o objetivo inicial é permitir que as pessoas controlem um cursor de computador ou um teclado usando seus pensamentos.
Musk tem grandes ambições para a Neuralink, dizendo que ela facilitará a rápida inserção cirúrgica de seus dispositivos que poderão ser usados para tratar obesidade, autismo, depressão e esquizofrenia.
A Neuralink, que foi avaliada em cerca de US$ 5 bilhões no ano passado, tem enfrentado repetidas solicitações de análise em relação a seus protocolos de segurança.
A Reuters informou no mês passado que a empresa foi multada por violar as regras do Departamento de Transportes dos EUA com relação à movimentação de materiais perigosos.
Relacionadas
Banana colada na parede é vendida por mais de R$ 35 milhões em Nova York
Polícia Penal de Goiás reforça segurança nos presídios
Bombeiros lançam Operação Tempestade em Goiás