Estudantes do campo que tenham concluído o 9º ano do ensino fundamental já podem realizar as inscrições para o ensino médio integrado à educação profissional, com formação em Agropecuária, a ser ofertado no Agrocolégio Estadual Maguito Vilela, em Goiânia.
As aulas das primeiras turmas terão início em 2025, num formato que contempla, para além do ensino médio, conteúdos voltados para temas essenciais à vida no campo, como irrigação, fitopatologia, entomologia e solos.
As inscrições podem ser feitas por meio de um formulário on-line, até o dia 11 de outubro. Estão previstas 60 vagas, para duas turmas de 1ª série.
O processo seletivo para as 60 vagas disponíveis será realizado em três etapas: análise dos documentos pessoais e do histórico escolar do ensino fundamental, análise da carta de intenção e entrevista.
Agrocolégio Estadual Maguito Vilela
O agrocolégio, instituído pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), integra a estrutura da Emater/Goiás e contará com profissionais especialistas das diversas áreas para as aulas, atividades e práticas educativas. As classes funcionarão em regime de internato e semi-internato durante o Tempo Escola.
Primeiro agrocolégio de Goiás
O Agrocolégio Estadual Maguito Vilela foi criado pela Lei Estadual nº 22.555, de 12 de março de 2024, para formar estudante da rede pública oriundos do campo em curso que integrará a etapa do ensino médio integrada à educação profissional. A intenção é promover a permanência destes jovens no meio rural e a sucessão familiar.
Inicialmente, o primeiro grupo deverá ser composto por 60 estudantes, distribuídos em duas turmas de 1ª série do ensino médio. Já em 2026, a ideia é que a quantidade de alunos duplique, com 120 estudantes, sendo duas turmas de 2ª série com 30 jovens cada, e outras duas turmas de 1ª série, com a mesma quantidade.
Para 2027, a previsão é que sejam 180 estudantes, contando com duas turmas de cada série, com 30 estudantes em cada turma.
Relacionadas
Aberta temporada do Natal do Bem
Agricultor é multado em R$ 11 milhões por incendiar 1,3 mil hectares
[VÍDEO] Robô é usado para retirar suposta bomba do Aeroporto de Goiânia