A atriz e ex-vedete Íris Bruzzi, de 89 anos, chegou ao Retiro dos Artistas, localizado em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, ontem (20). Íris atuou em novelas como “Belíssima”, “Pecado capital”, “Selva de pedra” e “Vale tudo”. O último trabalho da atriz na TV foi uma participação no sitcom ‘Treme treme”, do Multishow, em 2020. Ela também atuou em “Máscaras”, ‘Pecado mortal”, ‘Balacobaco” e “Ribeirão preto”, da Record. Segundo a administradora do abrigo, Cida Cabral, Íris Bruzzi está cuidando de um princípio de Alzheimer. “Ela chegou hoje para gente. Fisicamente ela está bem, psicologicamente, ela está com um princípio de Alzheimer, em processo de tratamento. Mas, no geral, está bem, dialoga, conversa, lembra de tudo.”
O que é o Retiro dos Artistas?
Retiro dos Artistas é uma instituição brasileira que acolhe artistas idosos que passam por dificuldades financeiras e emocionais, são abandonados pela família ou não têm onde morar. A instituição foi fundada em 1918 pelo ator Leopoldo Fróes em parceria com o jornalista Irineu Marinho e foi baseada no modelo da francesa Maison de retraite des artistes de Pont-aux-Dames, criada por Benoît-Constant Coquelin e pelo barão Isidore Taylor em Couilly-Pont-aux-Dames. Os internos abrigados no local recebem alimentação, fazem fisioterapia e passam até por cuidados em um salão de beleza. Os residentes ainda produzem e expõem seus trabalhos em um centro cultural e dão aulas para iniciantes no mundo do espetáculo.
São 15 mil metros quadrados, com 50 casas, refeitório, teatro, cinema, biblioteca, piscina e salão de beleza. A instituição atende dezenas de residentes entre atores, cantores, instrumentistas, produtores, figurinistas, maquiadores e outras profissões. Seu funcionamento depende de doações em dinheiro, roupas, alimentos, eletrodomésticos, móveis e trabalho voluntário.
Relacionadas
Filha anuncia gravidez, e Michael Schumacher será avô
Ator de Shazam está sendo cancelado por ser contra a ideologia de gênero e a obrigatoriedade da vacina
Lei Rouanet e Lei Aldir Blanc terão R$ 18 bilhões em 2025