O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) retirou de função, hoje (11), um servidor que foi identificado como autor da frase “mete o cacete”, dita durante uma reunião na Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) para tratar da organização da marcha indígena ocorrida ontem (10), em Brasília. O servidor da carreira diplomática ocupava uma função administrativa no Setor de Proteção a Pessoas e ao Patrimônio (SEPRO) da Divisão de Recursos Logísticos do Itamaraty.
A reunião aconteceu na véspera da manifestação promovida pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) em frente ao Congresso Nacional, dentro da programação do Acampamento Terra Livre (ATL), que reuniu mais de 7 mil indígenas de diversos povos de todo o país. O ato tinha como objetivo a defesa de direitos constitucionais e o fortalecimento do diálogo com os Poderes da República.
Indígenas são reprimidos pela polícia durante marcha
Um grupo de indígenas sofreu repressão policial durante a marcha do Acampamento Terra Livre (ATL) no Congresso Nacional, em Brasília ontem (10). Agentes atiraram bombas de gás contra parte dos manifestantes. Entre eles, estava a deputada Célia Xakriabá (Psol-MG). Em vídeo divulgado pela assessoria de imprensa da parlamentar, Xakriabá aparece relatando dor nos olhos enquanto tenta atravessar uma barreira formada pela Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) para acessar o parlamento. “Sou deputada federal eleita”, repete.
“Mesmo após se identificar como deputada, Xakriabá foi impedida de deixar o local pelas forças de segurança e precisou receber atendimento médico na Câmara”, afirma nota divulgada pela assessoria da parlamentar,
Segundo a nota, a deputada registrou queixa no Departamento de Polícia Legislativa da Câmara, denunciando “a violência política e de gênero sofrida”. Policiais teriam “impedido o socorro às vítimas e o Corpo de Bombeiros demorou a agir, obrigando indígenas a implorar por atendimento”, informa o texto.
Relacionadas
Caso amoroso entre vítima e amiga termina em morte por asfixia em MG
Dólar cai para R$ 5,85 após Trump isentar produtos eletrônicos
Governo inaugura duplicação de trecho da GO-010, em Senador Canedo