O motivo do pedido não foi revelado, mas o Ministério Público pediu e João de Deus, acusado de abusos sexuais contra várias mulheres, foi preso preventivamente nesta quinta-feira (26/08), em Anápolis. O religioso estava cumprindo pena em regime domiciliar.
João de Deus ficou preso na penitenciaria de Aparecida de Goiânia entre 2018 e 2020, porém, em razão da pandemia da Covid-19, foi autorizado a ficar em prisão domiciliar. Neste processo, João de Deus foi denunciado por estupro de vulnerável envolvendo oito mulheres.
A prisão preventiva foi decretada pelo juíz Marcos Boechat Lopes Filho, da Comarca de Abadiânia. O processo corre em segredo de justiça. Devido o preso ser uma figura pública, o cumprimento do mandado de prisão foi feito por equipes de inteligência, ou seja, descaracterizadas, para evitar exposições midiáticas.
A denúncia, oferecida pela Promotoria de Justiça de Abadiânia, relaciona outras 44 vítimas, mas, em razão de os crimes estarem prescritos ou ter decaído o direito de representação da ofendida, elas figuraram como testemunhas, notadamente para reforçar a forma de agir do denunciado. Os crimes aconteceram na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia.
A denúncia é assinada pelo promotor de Justiça Luciano Miranda Meireles, que coordenou a força-tarefa montada pelo MPGO no fim de 2018 para apurar os crimes praticados por João de Deus, que vieram à tona após reportagem exibida no programa de televisão Conversa com Bial, da Rede Globo.
Segundo apontaram os promotores de Justiça, os crimes da 15ª denúncia aconteceram entre 1986 e 2017, sendo as vítimas dos Estados de Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Maranhão, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso e Espírito Santo. O promotor de Justiça Luciano Miranda esclarece que, entre as provas apresentadas, estão relatos.
Fonte. Rádio Esperança Brasil
Relacionadas
Milei vai suspender aposentadoria vitalícia de Cristina Kirchner
Astronauta da NASA mostra foto da Terra como nunca se viu
STF mantém condenação de Collor em caso que pode levá-lo à prisão