E tome lenha na fogueira chamada Brasil! Desta vez foi o ministro da Economia, Paulo Guedes, tido e havido como um dos auxiliares de Jair Bolsonaro que menos gosta de polemizar temas políticos. A “pisada na bola” ocorreu sem que o ministro soubesse que estava ao vivo em transmissão pela internet pelo Ministério da Saúde. Tudo ocorreu na reunião do Conselho de Saúde Complementar nesta terça-feira (27/4), quando Paulo Guedes disse que os chineses “inventaram o vírus” e que possuem vacina menos eficaz que a desenvolvida por empresas dos Estados Unidos.
A declaração ocorreu no dia em que o Senado Federal instaurou a CPI da Covid, que vai investigar omissões do Governo Federal durante a pandemia do novo coronavírus.
“O chinês inventou o vírus, e a vacina dele é menos efetiva do que a americana. O americano tem 100 anos de investimento em pesquisa. Então, os caras falam: ‘Qual é o vírus? É esse? Tá bom, decodifica’. Tá aqui a vacina da Pfizer. É melhor do que as outras”, disparou Guedes.
O ministro não sabia que a reunião estava sendo transmitida e, ao ser informado, pediu para que não mandassem o encontro ao ar. O Ministério da Saúde removeu o vídeo de sua página.
Relacionadas
Operação Panoptes: PCGO investiga fraudes na lista de espera para transplantes de córneas e sequestra R$ 3 mi de médic
Vídeos mostram explosões em Brasília; assista
Explosões em Brasília: Ministros e servidores foram retirados do STF