A morte da Rainha Elizabeth II hoje (8) foi lamentada por políticos e autoridades em todo o mundo. Líderes da Organização das Nações Unidas, do Reino Unido, dos Estados Unidos, da França e outros enviaram mensagens à Família Real e ao povo britânico. A monarca morreu aos 96 anos no Castelo de Balmoral, sua residência de férias na Escócia. Veja abaixo a repercussão entre políticos.
“A rainha Elizabeth II foi a rocha sobre a qual a Grã-Bretanha moderna foi construída. Nosso país cresceu e floresceu sob seu reinado. A Grã-Bretanha é o grande país que é hoje por causa dela”, disse Truss. “Inauguramos uma nova era na magnífica história de nosso grande país, exatamente como sua majestade teria desejado dizendo as palavras Deus salve o rei”, Liz Truss, primeira-ministra do Reino Unido.
“A rainha Elizabeth II foi uma estadista de dignidade e constância incomparáveis que aprofundou a aliança fundamental entre o Reino Unido e os Estados Unidos. Ela ajudou a tornar nosso relacionamento especial. Nos próximos anos, esperamos continuar uma estreita amizade com o Rei e a Rainha Consorte. Hoje, os pensamentos e orações das pessoas em todos os Estados Unidos estão com o povo do Reino Unido e da Commonwealth em sua dor”, Joe Biden, presidente dos EUA.
“Sua Majestade a Rainha Elizabeth II incorporou a continuidade e a unidade da nação britânica por mais de 70 anos. Lembro-me dela como uma amiga da França, uma rainha de bom coração que deixou uma marca duradoura em seu país e em seu século.”, Emmanuel Macron, presidente da França.
“Minha esposa Sara e eu, juntamente com todo o povo de Israel, enviamos nossas condolências ao povo da Grã-Bretanha e à família real pelo falecimento da rainha Elizabeth II. Ela era uma soberana lendária, um farol de integridade e uma administradora de uma segunda era elisabetana que será lembrada ao longo dos séculos. Que sua memória seja abençoada.”, Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel.
“Esse é o dia mais triste do nosso país. No coração de cada um de nós, há uma dor pela morte da nossa Rainha, e uma profunda e senso pessoal de perda – mais intenso, talvez, do que nós esperávamos. Nestes primeiros momentos sombrios desde as notícias, eu sei que milhões e milhões de pessoas estão parando tudo o que estão fazendo, para pensar na rainha Elizabeth, na luz brilhante e brilhante que finalmente se apagou. Ela parecia tão eterna e tão maravilhosa que eu tenho medo de que nós tenhamos acreditado, como crianças, que ela iria apenas continuar e continuar.”, Boris Johnson, ex-primeiro-ministro do Reino Unido.
“Como muitos de vocês, Michelle e eu estamos gratos por ter testemunhado a liderança dedicada de Sua Majestade, e estamos impressionados com seu legado de serviço público incansável e digno. Nossos pensamentos estão com sua família e o povo do Reino Unido neste momento difícil”, Barack Obama, ex-presidente dos EUA.
Relacionadas
Contribuintes têm até 20 de dezembro para renegociar débitos com descontos de até 90% em Goiás
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025