Segundo informações publicadas no Diário Oficial da União (DOU), Brasília terá mais uma novidade. O Ministério dos Transportes divulgou que será construída uma ferrovia que ligará a região administrativa de Santa Maria, localizada a 26 km da capital, ao litoral do Espírito Santo, no município de São Mateus. Com mais de 1.000 km de extensão, a ferrovia, batizada de “Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek”, tem um orçamento previsto de R$ 14 bilhões, o que a tornará a maior ferrovia privada do País.
De acordo com a descrição do projeto, a ferrovia passará pelos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e pelo Distrito Federal, conectando São Mateus a Santa Maria. O objetivo do projeto é ampliar a malha ferroviária do País por meio de iniciativas privadas, seguindo o Marco Legal das Ferrovias. A legislação utiliza a outorga por autorização para garantir que o projeto seja conduzido e financiado por empresas privadas.
Ainda não se sabe se a ferrovia será exclusiva para trens de carga ou se também terá opções de transporte de passageiros. A realização do projeto ficará a cargo da Petrocity Ferrovias Ltda, que não divulgou o prazo para início e término da obra. A empresa terá um prazo de 30 dias para informar o Ministério dos Transportes sobre a conclusão ou o cancelamento do projeto.
Relacionadas
Juiz da Argentina manda prender 61 brasileiros refugiados após atos do 8 de Janeiro
PL repudia tentativa de vincular atentado em Brasília a Jair Bolsonaro e à direita
Maduro desafia o Brasil e diz que a Venezuela é integrante dos BRICS