Projeto de parlamentares do PT na Câmara e no Senado estabelece o 20 de novembro como feriado nacional
E o Brasil ganhou mais um feriado nacional. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta segunda-feira (20), a Lei que oficializa o Dia da Consciência Negra como feriado nacional. O objetivo da data é combater o racismo e a desigualdade social no país, além de promover a reflexão sobre a resistência e as contribuições do povo negro na formação da sociedade brasileira.
O projeto que tornou o Dia da Consciência Negra em feriado nacional teve origem no projeto de lei do Senado (PLS) 482/2017, do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e teve sob relatoria do senador gaúcho Paulo Paim (PT), o texto foi aprovado em caráter terminativo na Comissão de Educação (CE) em agosto de 2021 e seguiu para apreciação da Câmara, onde foi relatado pela deputada, também gaúcha, Reginete Bispo (PT).
O 20 de Novembro era feriado em apenas seis estados – Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo – agora será uma data celebrada em todo território brasileiro.
O dia 20 de novembro homenageia Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do período colonial e símbolo da resistência negra à escravidão. Sua morte em 1695 é lembrada como um marco na luta contra a escravidão. Com a nova lei, o Dia da Consciência Negra agora faz parte do calendário de feriados em todo o território nacional.
Fonte: https://poa24horas.com.br/
Relacionadas
“Mais liberdade ao crime organizado”, diz Caiado sobre decreto de Lula que regula uso da força policial
Crocodilo gigante de ‘Crocodilo Dundee’ morre com mais de 90 anos
Capoeirista de 70 anos morre após cair de escada enquanto trocava a lâmpada em Goiás