O presidente francês, Emmanuel Macron, reagiu ao encontro entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky na Casa Branca, nesta sexta-feira (28/2). Macron pediu “respeito” aos que estão lutando desde o início da guerra e insistiu sobre o papel do “agressor” russo no conflito.
“Há um agressor, que é a Rússia, e há um povo agredido, que é a Ucrânia”, disse Emmanuel Macron a jornalistas no Porto, onde concluía uma visita de Estado. “Acho que fizemos bem em ajudar a Ucrânia e sancionar a Rússia há três anos, e continuaremos fazendo isso”, acrescentou o presidente francês, pedindo “respeito por aqueles que estão lutando desde o início”.
A declaração do líder francês foi feita no momento em que, do outro lado do Atlântico, o presidente Volodymyr Zelensky deixava a Casa Branca, mais rápido do que o previsto, após um tempestuoso encontro com Donald Trump.
Trump advertiu Zelensky de que a Ucrânia precisa chegar a um acordo com os Estados Unidos ou Washington encerrará o apoio ao país, invadido pela Rússia há três anos. “Seu povo é muito valente, mas ou vocês chegam a um acordo ou estamos fora, e se sairmos, vocês terão que lutar”, disse o chefe da Casa Branca, durante um confronto verbal. “Vocês lutarão, mas não têm as cartas na mão”, acrescentou.
Já o presidente ucraniano disse que não deve haver “concessões” com o presidente russo, Vladimir Putin, a quem chamou de “assassino”, mesmo insistindo que nenhuma negociação de paz é possível sem a participação de Moscou. “É uma guerra da Rússia contra a Ucrânia, e não uma guerra entre a Rússia e os Estados Unidos”, disse, em referência às tentativas de Trump de negociar diretamente com Putin, sem a participação do ucraniano.
“Você não está sendo nada grato. Isso não é algo agradável”, retrucou Trump. “Vai ser muito difícil” negociar assim, acrescentou. Após o encontro, Trump não poupou críticas ao ucraniano. “O presidente Zelensky não está preparado para a paz se os Estados Unidos estiverem envolvidos”, escreveu o chefe da Casa Branca em sua rede Truth Social.
Fonte: Metrópoles
Relacionadas
Programação gratuita comemora 23ª Semana Nacional de Museus em Goiás
Aprendiz do Futuro terá 10 mil vagas
Gêmeas siamesas Kiraz e Aruna são internadas para cirurgia de separação em Goiânia