Com um desempenho recorde na abertura de vagas de trabalho nos últimos três meses , a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul presidida por Marcos Derzi , fincou os pés nas primeira colocações no ranking nacional. Recentemente mais de cinco mil indígenas foram para SC trabalharem na colheita da maçã.
O mercado de trabalho formal em MS, apesar da pandemia e das consequências negativas na economia, pelo segundo ano consecutivo encerrou o ano de 2020 com saldo positivo no CAGED.
O saldo de emprego com carteira assinada foi de 14.173 postos de trabalho. Esse saldo coloca o MS em 9º lugar no país na geração de empregos. O saldo de 14.173 empregos representa um crescimento de 2,75% em relação ao estoque de empregos formais de 31.12.2019 o que coloca o MS em 7º lugar no país em termos de crescimento percentual.
O ano de 2020 o MS encerrou o ano com saldo positivo em todos os Grandes Grupamentos de Atividade Econômica com destaque para o Grupamento da Indústria com saldo de 6.621 postos de trabalho, seguido pelo Comércio com saldo de 4.118 postos de trabalho e Serviços com 3.039 postos de trabalho.
No segmento da Indústria o destaque é para a produção de Bens e Serviços Industriais com saldo de 6.130 postos de trabalho
No decorrer dos 12 meses ano de 2020 o MS apresentou resultados positivos em 9 meses o que sinaliza o bom desempenho do mercado de trabalho formal no Estado.
O saldo negativo apresentado no mês de Dezembro é resultado normal do movimento do mercado de trabalho formal, pois, é o mês em que as empresas promovem ajustes em seus quadros de pessoal e tem como consequência a perda de postos de trabalho que vão se recompondo no decorrer do ano seguinte.
No mês de dezembro 2020 somente 10 unidades da federação apresentaram saldos positivos e 17 apresentaram saldos negativos no CAGED.
O MS encerrou o ano com um estoque de 529.178 empregos com carteira assinada.
Dos 79 municípios do Estado 64 encerraram o ano com saldos positivos de empregos.
Entre os 79 municípios do Estado os 5 municípios que mais contrataram foram Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Nova Andradina e Naviraí.
Os 5 municípios do MS que apresentaram os maiores saldos foram Dourados, Campo Grande, Naviraí, Sidrolândia e São Gabriel do Oeste.
O município de Dourados está entre os 100 municípios do Brasil com os maiores saldos no ano de 2020, ocupando o 24º lugar com o saldo de 3.074 empregos formais.
Relacionadas
Caso Samarco: após 9 anos, TRF-6 absolve todos os réus da ação penal
Pesquisa: 86% dos brasileiros apoiam restrição de celular nas escolas
STF mantém decisão de Fux para impedir apostas com Bolsa Família