Uma jovem israelense de 25 anos tem sido aclamada como heroína depois de liderar moradores de um kibbutz, a um quilômetro da Faixa de Gaza, a reagirem contra terroristas durante a ofensiva do Hamas contra Israel. Inbar Lieberman ajudou a coordenar medidas de defesa que levaram à morte cerca de 25 extremistas do Hamas e evitaram um massacre na comunidade de Nir Am.
No último sábado, terroristas do Hamas avançaram sobre o território de Israel, em invasões por terra, mar e via ações com foguetes e com paraquedas, num ataque-surpresa que deixou mais de 1,2 mil israelenses mortos e 2,7 mil feridos. De acordo com veículos de imprensa britânicos, como o “The Sun” e o “DailyMail”, ao perceber a chegada dos extremistas, Inbar distribuiu armas a moradores da comunidade de apenas 700 habitantes.
Na hora do ataque, Nir Am contava com apenas uma equipe de segurança, com 12 membros. Ela armou voluntários e os orientou a ficar em posições estratégicas pela comunidade. A própria Inbar matou cinco terroristas do Hamas e liderou outros moradores a abaterem mais de 20 durante um cerco que, ao todo, durou quatro horas.
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo