A cidade de Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, presenciou um fenômeno raro neste sábado (24): a precipitação simultânea de água líquida e flocos de neve. A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que o mesmo fenômeno ocorreu em Urubici e São Joaquim durante a tarde e a noite. Esses eventos climáticos têm chamado a atenção de meteorologistas e da população local.
Ainda segundo informações do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), a frente fria que passou pela região contribuiu para a queda das temperaturas em grande parte do estado, especialmente no Planalto Sul. Nas primeiras horas da manhã de domingo, os termômetros na Serra Catarinense variavam entre -2°C e 4°C.
Em Curitiba, o frio também se fez sentir com uma mínima de 5,3°C neste domingo. A previsão é que o termômetro chegue a marcar 0°C na segunda-feira. Este cenário se deve à massa de ar frio que seguiu a frente fria, intensificando o resfriamento na região.
Este é o segundo registro de neve em duas semanas na região, o que reforça o alerta emitido pela Defesa Civil sobre o “risco de temporais muito isolados e queda acentuada nas temperaturas” para este final de semana. A comunidade é aconselhada a manter-se aquecida e segura diante das baixas temperaturas previstas.
Fonte: Mais Curitiba
Relacionadas
Gripe aviária faz China, União Europeia e Argentina supenderem compra de carne de frango do Brasil
Samir Xaud já tem apoio de 22 federações para comandar o futebol brasileiro
Orçamento Secreto de Lula pode ser o novo “mensalão” para agradar deputados e senadores “amigos”.