Criminosos encontraram uma forma de utilizar o pagamento via Pix e a tecnologia de QR Code para aplicar novos golpes falsificando faturas de empresas.
Essas faturas trazem códigos da tecnologia QR Code para serem pagas usando o Pix pelo aplicativo bancário. Em alguns casos, a fatura falsa traz um código de barras e um QR Code. Em ambos, o dinheiro vai para a conta dos criminosos.
“A vantagem do Pix para os golpistas é que eles são instantâneos e consequentemente mais eficientes para quem usa a tecnologia de forma maliciosa”, afirma a empresa de segurança cibernética Kaspersky, que detectou a fraude.
As faturas falsas são copiadas de forma quase idêntica às originais. Além disso, cibercriminosos imitam o visual das faturas ou sites das empresas e criam e-mails com remetentes mascarados para simular os oficiais. Alguns oferecem desconto nos pagamentos via QR Code para tornar o golpe mais atrativo.
Os ladrões enviam e-mails com ofertas falsas de sites de streaming, como Netflix e Amazon Prime. O e-mail traz o QR Code para pagamento dos supostos planos mais em contabaratos em pecotes oferecidos como especiais.
Relacionadas
Vírus do HPV pode ser transmitido na academia? Conheça os riscos
Colisão entre carro e caminhão mata família; criança de 5 anos está em estado grave
Cratera abre e “engole” dois carros, matando três pessoas