Em janeiro de 2020, a deputada federal Leda Sadala foi procurada pelo então representantes do movimento Gigantes da Enfermagem-AP, por meio do Enfermeiro Richardson Xavier, para aderir ao movimento na luta para instituir o novo piso salarial da enfermagem no Brasil. Após estudar a causa o movimento recebeu apoio e adesão de Leda Sadala.
Com o PL 2564/2020, o movimento foi instituído e crescendo pelo Brasil. Foram encontros com parlamentares e representantes dos Conselhos Regionais de Enfermagem (COREN’s),entre eles Dr. Ivagner Ribeiro, para definição em conjunto, do que seria mais viável à todos os profissionais do Brasil e fortalecimento da frente de trabalho.
Com o esforço veio o reconhecimento, Leda Sadala foi intitulada defensora da causa pelo movimento. Carlos Cafezinho presidente nacional dos Gigantes da Enfermagem fez a menção.
O Congresso Nacional abraçou a causa. O Projeto foi pautado e após várias reuniões do Grupo de Trabalho do qual a parlamentar era membro, o PL 2564/2020, entrou em votação.
Foi com Plenário lotado que ocorreu a aprovação do PL 2564/20 que cria o piso salarial dos Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares de Enfermagem e Parteiras.
Leda Sadala que sempre defendeu a aprovação do projeto, comemorou o resultado de 449 a 12 votos, na Câmara dos Deputados.
O Senado aprovou a PEC 11/22, que busca Constitucionalidade para Instituir o piso.
Na Câmara, após a admissibilidade na CCJC, foi instalada uma Comissão Especial, da qual a Deputada Leda Sadala fez parte, que no dia 07/07, parecer favorável foi aprovado.
Agora vai à plenário para votação em dois turnos. No qual a primeira sessão foi suspensa por falta de quorum, sendo adiada para próxima terça-feira, dia 12/07.
Relacionadas
Ator de Shazam está sendo cancelado por ser contra a ideologia de gênero e a obrigatoriedade da vacina
Lei Rouanet e Lei Aldir Blanc terão R$ 18 bilhões em 2025
Empresário Luiz Galeazzi e família morreram na queda de avião em Gramado