A neuropatia é uma condição progressiva que surge aproximadamente dez anos após o diagnóstico de diabetes. Ela provoca degeneração dos nervos, principalmente nas extremidades das mãos e dos pés. Devido a essa condição, a pessoa perde sensibilidade, apresentando formigamento e dormência. Com o tempo, isso resulta na atrofia da musculatura, perda de força e massa, desequilíbrios e um aumento na prevalência de quedas.
Além disso, deformações nos pés e a consequente sobrecarga mecânica podem ocorrer. Esse aumento de impacto pode resultar na formação de calos, e, devido à perda de sensibilidade, o andar pode levar à formação de úlceras e até mesmo à amputação. De acordo com informações da Universidade Estadual do Ceará (UECE), uma pesquisa com óleo essencial trouxe uma abordagem pioneira para tratar essa neuropatia associada ao diabetes.
Óleo Essencial: Um Novo Horizonte no Tratamento da Neuropatia Diabética
O diabetes tem tratamento baseado principalmente no controle glicêmico. No entanto, a neuropatia causada pela doença ainda carece de um tratamento eficaz. A grande inovação do óleo essencial está na oferta de um tratamento mais específico e especializado para esta condição. Os testes pré-clínicos em camundongos mostram resultados promissores, principalmente devido ao elevado teor de anetol (80%) no óleo, extraído da planta Croton zehntneri.
A neuropatia diabética é uma complicação que surge quando os nervos são danificados devido a altos níveis de glicose no sangue. É um problema comum entre pessoas com diabetes, afetando até 50% dos diabéticos. Esta condição pode causar uma variedade de sintomas, como:
- Formigamento e dormência nas extremidades dos membros.
- Perda de sensibilidade, especialmente nos pés.
- Atrofia muscular e perda de força.
- Desequilíbrios e aumento do risco de quedas.
- Deformações nos pés, levando a calos e úlceras.
Como o Óleo Essencial Atua no Tratamento da Neuropatia Diabética?
A pesquisa realizada pela UECE mostra que o óleo essencial de Croton zehntneri, devido ao seu alto teor de anetol, pode auxiliar no tratamento das alterações neurais sem afetar a glicemia dos pacientes diabéticos. O anetol é um composto vegetal muito eficaz na redução dos sintomas da neuropatia. A proposta do estudo sempre foi descobrir substâncias de baixo custo e pequena toxicidade, que fossem eficazes no tratamento da neuropatia diabética.
Andrelina Souza, uma das autoras da pesquisa, compartilhou sua satisfação com a descoberta: “Essa descoberta, para nós, é mais do que gratificante, uma vez que já estamos trabalhando com isso há muito tempo. Conseguimos mostrar, através de estudos científicos, que a Croton zehntneri é uma planta rica em óleos essenciais, com grande rendimento, fácil extração e baixo custo. Isso torna o medicamento mais acessível à sociedade.”
Importância da Descoberta para a Sociedade
A descoberta desse óleo essencial para o tratamento da neuropatia diabética representa um avanço significativo para a medicina e para a sociedade. As principais vantagens desse tratamento incluem:
- Baixo custo: O óleo essencial é de fácil extração e produção, tornando o medicamento acessível.
- Eficácia comprovada: Estudos pré-clínicos revelaram a eficácia do anetol em aliviar os sintomas da neuropatia sem afetar os níveis de glicose.
- Sustentabilidade: A planta Croton zehntneri, nativa do Brasil, é uma fonte renovável e de baixo impacto ambiental.
Com essas vantagens, o tratamento com óleo essencial de Croton zehntneri tem o potencial de melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes com neuropatia diabética.
Terra Brasil Notícias
Relacionadas
Gravíssimo acidente com carreta, carro e ônibus deixa 30 mortos em Minas Gerais
Pesquisa revela que direita e esquerda reprovam o STF
Ex-aluno ataca escola e mata criança de 7 anos na Croácia